twitter

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

entrevista com a banda Xandria

Entrevista com a banda Xandria:


Fale um pouco sobre a história do Xandria.
Lisa: A banda foi fundada no ano 2000 por Marco que estava inspirado com os trabalhos deParadise Lost e Tiamat. Nós assinamos com uma gravadora apenas dois anos mais tarde, em 12 de dezembro de 2002. No ano seguinte nós lançamos nosso primeiro álbum Kill the Sun.Ravenheart veio em 2004. Foram produzidos dois videoclipes para este álbum: Ravenheart eEversleeping. O ano de 2005 foi o mais difícil: gravamos o terceiro álbum em dois anos. Mas sobrevivemos e agora estamos orgulhosos em apresentar aos nossos fãs Salome - The Seventh Veil. Estes são os fatos mais importantes mas eu poderia escrever três livros inteiros sobre tudo que aconteceu neste período. Salome, seu mais recente trabalho, eu considero excelente. Você poderia falar um pouco mais sobre as músicas?
Lisa: As músicas deste álbum foram escritas por três pessoas: Marco, Nils e eu. Assim, eu lhe contarei sobre algumas músicas que eu estou envolvida. Save my life foi escrita por mim, pelo Marco e um amigo nosso que teve mal pressentimento naquele momento. EscreverVampire foi um pouco difícil porque Marco desejava que fosse sobre um vampiro feminino. Mas realmente eu amo isso. Mas nunca mais vou escrever sobre vampiros novamente (risos).
Beware é a mais antiga deste álbum. Foi escrita por mim para o álbum de estréia, mas ninguém se interessou muito. De alguma maneira esta música se perdeu no computador de Marco e "reapareceu" em outubro. Nos divertimos muito e eu estou feliz porque Beware faz parte de um álbum do Xandria. Salome trata da alma de um músico compositor. É muito autêntica e emotiva e já é uma das minhas canções favoritas.
A vocalista Mika Tauriainen, do Entwine, colaborou para a canção For the Stars in your eyes. Para mim foi uma honra trabalhar com ela. Firestorm é ótima embora eu tenha tido que escrever três letras até que Marco ficasse satisfeito. Mas ele tinha razão. É um metal mais pesado e eu espero um dia fazer mais como em Firestorm.
Uma das minhas trilhas sonoras favoritas é em The Piano. Eu estava muito inspirada por esta música quando escrevi The Wind and the Ocean. As pessoas me falam que esta música faz os bebês se tranqüilizarem (risos).
Sisters of Light lembra Saturday Night Fever. É muito divertido tocar esta música – mas eu sempre evito cantá-la como o Bee Gees faria...
Nils: Emotional Man é sobre o que as pessoas poderiam ver em outras pessoas – neste caso a Lisa - e sobre como admirar outra pessoa que você não conhece. Tem muito a ver com o negócio da música. E assim o tema secundário se ajusta perfeitamente.
A New Age é nossa música da abertura em shows. É sobre as pessoas que prometem o céu e a terra em troca do próprio benefício. Sleeping Dogs Lie na verdade foi a primeira canção que eu escrevi para o Xandria, mas não se adaptou a Índia para o qual havia sido escrito originalmente. Assim acabou entrando em nosso mais recente álbum. Certamente é uma música muito tradicional que poderia ser confundida com Bon Jovi se tivesse um vocal masculino – embora Bon Jovi seja hoje em dia uma banda de Rock.
On may way é por um lado muito sensual. De certo modo pode ser a contraparte de Black and Silver do álbum Índia.


Há algum significado especial nas músicas e você tem alguma preferida?
Lisa: Eu deveria ter lido todas as perguntas antes de lhe responder. Veja acima...
Nils: É o mesmo comigo (risos). Música preferida? Basicamente eu amo o álbum todo. Mas eu destaco SalomeEmotional Man, A New Age e Beware.


Você pode falar mais sobre Sisters of Light (Club Remix)?
Lisa: Eu só sei que há um Club Remix que foi feito pelo Jesus on Extasy (são pessoas muito legais). Mas como eu não gosto de remixes (de qualquer música ou banda) eu não me interesso muito por estas coisas (nosso promotor vai ficar muito bravo com esta promoção negativa (risos)).
Nils: Eu não me preocupo. Eu não escrevi a música, eu não ouvi aquele remix e se não fosse o fato de sair sob o nome do Xandria, eu não me importaria... Há poucas novidades para a produção deste tipo de música. Assim o Dance estúpido reconhecerá a banda; entretanto não me aborreça se é a única música do Xandria que gostam...


Seu álbum anterior é uma referência gótica. Qual a diferença entre Índia e Salome?
Lisa: Índia é puro metal. Salome é algo que resgata a raiz do Xandria. É muito mais pesado e menos polido que Índia.


A gravação deste álbum foi tranqüila ou trouxe problemas?
Lisa: No início estávamos muito entusiasmados para a gravação de Salome, pois era o primeiro álbum produzido por nós mesmos. As seções de gravação estavam bem tranqüilas e nós pudemos fazer tudo a tempo.
Nils: Escrever foi bem tranqüilo e também tivemos tempo de preparar algumas demos. Estávamos muito bem preparados quando entramos em estúdio. E trabalhando com nosso engenheiro Jorg Umbreit foi tudo "relax" no sentido positivo da palavra.


Como o álbum foi recebido na Europa? Eu estou desapontado por não ter conseguido o mesmo no Reino Unido.
Lisa: As reações foram basicamente positivas, embora não tenhamos um estilo "fada-gótica". Nós somos nós. E, bem, nós gostaríamos de trabalhar no Reino Unido e outros tantos países, mas o mundo é grande e o dinheiro é pouco e é difícil conquistar uma cena musical estrangeira não sendo um artista Hip-Hop/Pop. Nós estamos fazendo nosso melhor...
Nils: Nós estamos felizes porque a banda existe e podemos gravar nossos álbuns e tocar para nossos fãs. E, com um pouco de sorte, podemos até tocar para mais pessoas num futuro. A boa notícia é que o álbum será lançado na Rússia...


Eu amo esse estilo de música. O que vocês acham neste estilo único?
Lisa: É difícil explicar. Se alguém lhe falasse: "Eu amo o idioma inglês" Como é que posso dizer? "O que você gosta nisso?" Você procuraria palavras que provavelmente goste: É meu idioma nativo, eu realmente não sei dizer. Nós crescemos nisto.


Você participou de algum outro projeto?
Lisa: Eu trabalhei com algumas bandas como Secret DiscoveryCeltic FrostChamber, e The Dogma. Mas foram apenas participações em algumas canções.
Nils: Antes do Xandria eu lancei dois EP’s com uma banda chamada Visible Touch. Talvez aquela banda também tenha mudado minha vida. Eu amava isso e foi exatamente quando nós nos separamos. Paralelamente eu também gravei um álbum completo com uma banda de progressive metal, chamada Mind Masque. Após o Xandria não trabalhei em nenhum outro projeto.


Apesar do Within Temptation ter feito muito sucesso aqui (graças a Roadrunner que assinou com a banda) a cena do Rock/Metal com vocais femininos pode e deve ser melhor aqui no Reino Unido. Quais são as expectativas para a cena na Europa e principalmente no Reino Unido?
Lisa: O gótico na Alemanha ficou saturado e depois desmoronou. Isso poderia ser negativo mas eu não penso assim. Isso significa que os seguidores do Xandria se distanciaram e restaram apenas os verdadeiros fãs. Para o Reino Unido eu espero que não haja essa saturação.


Você tem expectativa de viajar para cá novamente, talve um lugar diferente de Londres?
Lisa: Resposta curta mas honesta: Sim!
Nils: Como você me conhece a resposta só pode ser sim!
Traduzida e adaptada por Spectrum


Nenhum comentário:

Postar um comentário